Trabalho de cinematica
ERIC HENRIQUE FERREIRA
KAIO CESAR DO NASCIMENTO
RODRIGO ANTONIO FERREIRA DA SILVA
TIAGO LAFACE ANTUNES ROCHA LOPES
PINHÃO E CREMALHEIRA
SOROCABA
2014
ERIC HENRIQUE FERREIRA – RA: A6173H-7
KAIO CESAR DO NASCIMENTO – RA: A50474-5
RODRIGO ANTONIO FERREIRA DA SILVA – RA: A63498-3
TIAGO LAFACE ANTUNES ROCHA LOPES – RA: A628FF-0
PINHÃO E CREMALHEIRA
Trabalho realizado pelos alunos do nono semestre do curso de Engenharia de Controle e Automação como complemento da disciplina de Cinemática dos Mecanismos.
Prof. José Roberto
SOROCABA
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO As engrenagens são dispositivos mecânicos dentados que transmitem movimento de rotação de um eixo para outro. Este componente é uma das mais antigas invenções, datada por volta do ano de 2600 a.C., em uma carruagem chinesa que utilizava um complexo conjunto de engrenagens. Mais tarde, Aristóteles (século 4 a.C.), já descrevia sobre este componente de forma comum na época. Já no século 15 d.C., foram desenvolvidos muitos dispositivos com o uso de engrenagens feito por Leonardo da Vinci. As maiores vantagens no uso de engrenagens como forma de transmissão, são: robustez, durabilidade,e também podem chegar a 98% de eficiência. Porém são mais caras devido a sua complexidade em relação às principais concorrentes, as correntes e correias, custo que se eleva de acordo com a precisão. O tipo mais comum de engrenagem é a de dentes retos que são utilizadas para transmitir o movimento entre eixos paralelos, por possuírem dentes paralelos aos eixos.
Imagem 1 – Engrenagens de Dentes Retos
Fonte: Google imagens, 24/03/2014.
1.1 TIPOS DE ENGRENAGENS
São diversos os tipos de engrenagens existentes, e são diferenciados em formato e tipo de transmissão de movimento. São citados abaixo os principais tipos:
Engrenagem cilíndrica de dentes retos
Os dentes são