Trabalho de ciencias politica
a) Como é pra cada um o estado de natureza? Confira tambem o fragmento I do texto complementar I.
Para Rosseau no estado de natureza os individuos vivem isolados pelas florestas, sobrevivendo com o que a Natureza lhes da, desconhecendo lutas e comunicando-se pelo gesto, pelo grito e pelo canto, numa lingua generosa e benevolente.
Para Hobbes no estado de natureza os individuos vivem isolados e em luta permanente, vigorando a guerra de todos contra todos ou (o homem lobo do homem). Nesse estado, reina o medo e, principalmente, o grande medo: o da morte violenta. Para se protegerem uns dos outros, os humanos inventarem as armas e cercaream as terras que ocupavam.
Para Locke o estado no qual o homem se encontra na plena liberdade. As pessoas agem conforme os seus proprios interesses sem dependerem da vontade de qualquer outro homem.
b) De que pacto se trata?
Se trata de um contrato social onde cada associado se aliena totalmente ou seja, abdica sem reserva de todos os seus direitos em favor da comunidade. Mas como todos abdicam igualmente, na verdade cada contratante, um corpo moral e coletivo composto de tantos membros quantos sao os votos da assembleia e que por esse mesmo ato, ganha sua unidade, seu eu comum, sua vida e sua vontade.
c) Qual é o objetivo e que visa garantir?
Visando a segurança e a tranqüilidade necessária ao gozo da propriedade, as pessoas consentem em instituir o corpo político.
d) Quais sao as decorrencias de casa um deles quando a noçao de soberania?
: “O ponto crucial do pensamento de Locke é que os direitos naturais dos homens não desaparecem em conseqüência desse poder do soberano, justificando, em ultima instancia, o direito a insurreição: o poder é um trust, um depósito confiado aos governantes – trata-se de uma relação de confiança -, e, se estes não visarem