Trabalho de caso
Este trabalho discorre sobre a Gestão do Conhecimento como força motriz da economia, que aliada à Tecnologia da Informação permitiu a quebra de barreiras, construindo um mercado único, e coloca desafios à gestão das organizações, quanto à agilidade do processo decisório para acompanhar a velocidade das mudanças das variáveis ambientais, induzindo a necessidade de organizações enxutas e integradas, em que todos os gestores têm um único objetivo: tornar a organização eficaz. Traça um paralelo entre o Capital Intelectual e o sucesso de uma organização. Onde a trilha para o sucesso depende mais do intelecto do que de investimento. Estabelece a Universidade Corporativa como um centro gerador de resultados para a empresa, capaz de agregar valor ao negócio. O estudo foca a Universidade do Hambúrguer, criada pela rede fast-food McDonald’s, caracterizando o funcionamento a relação entre aprendizagem organizacional, habilidades e competências. Caracteriza-se por um estudo de caso e mostrou-se como um caminho eficaz e eficiente para uma visão sistêmica sobre a organização, evidenciando as causas das ações e os efeitos que sustentam os resultados. A construção dessa base sólida só é possível pela educação dos colaboradores em três aspectos: cidadania organizacional, estrutura contextual e competências básicas no ambiente empresarial.
Palavras-chave: Capital intelectual, Gestão do Conhecimento, Universidade corporativa.
1. Introdução
As mutações das variáveis do ambiente sócio-politico-econômico, principalmente nas últimas décadas, marcadas pela globalização, abertura de mercados, maior concorrência, menor proteção a mercados locais e de capitais e ainda, no Brasil, as privatizações, levaram as organizações a um processo continuo de adequação a nova realidade para assegurar a própria sobrevivência.
Constata-se um cenário com mudanças significativas na economia, resultado de uma série de transformações, marcadas pelo surgimento de críticas sobre aspectos