CASA
PROJETO PARA ÊNFASE EM PSICOLOGIA SOCIAL E COMUNITÁRIA
Nome do projeto: Projeto de observação na Casa Transitória Irmã Dulce – Cuiabá- MT
Disciplina: Estágio Básico I- II
Semestre: 5º e 6º noturno
Entidades envolvidas: Faculdade de Psicologia da FAUC / AUM e Casa Transitória Irmã Dulce Professor-Supervisor responsável: Esp. Greice Rosa Ponce Mangini
INTRODUÇÃO O presente Projeto é uma proposta de Estágio Supervisionado dirigido aos acadêmicos do 5º e 6º semestre noturno, do curso de Psicologia da FAUC que optaram, por meio deste, acompanhar e observar com base na atenção da Psicologia Comunitária, visando produzir uma vivência crítica do papel do Psicólogo nesta instituição, desenvolvendo habilidades pessoais e profissionais no cuidado a esta demanda.
O trabalho do psicólogo em instituições comunitárias é uma das formas de atuação na área da Psicologia Social. Sendo este, um campo vasto e pouco explorado, que pouco tem se produzido trabalhos e estudos nesta interface entre a psicologia e instiuições que servem como casa de apoio. O projeto de estágio surge exatamente destas percepções a respeito do trabalho do psicólogo frente a esse campo profissional, visto que enfrentamos diversas dificuldades e desafios na inserção deste profissional junto a estas insituiçoes de acolhimento. O trabalho em casas de apoio é desafiador e requer sensibilidade e conheciemento teórico, para que se possa compreender, de forma crítica, os fenômeno que ali se delineiam.
Além disso, há muitas limitações e barreiras que exigem flexibilidade, trabalho em equipe com outros profissionais e até mesmo com outros serviços, e muita perseverança.
1 – Descrição do Projeto
A instituição definida trabalha com adultos que encontram-se na cidade de Cuiabá para a realização de tratamento oncológico. São pacientes que residem dentro e fora do estado de Mato Grosso e que não tem condições financeiras para custear a sua