Trabalho de campo Geografia Urbana
Faculdade de ciências integradas do Pontal
Relatório do trabalho de campo de Geografia urbana.
Docente: Carlos Roberto Loboda
Discente: Cássio Ribeiro de Freitas
13 de Agosto de 2014 O trabalho de campo de geografia urbana Teve inicio já na saída da universidade a partir do momento em que nos dispusemos a tentar compreender o que de fato é a cidade.
Partindo desse principio podemos compreender que a cidade é uma área densamente povoada onde se agrupam zonas residenciais, comerciais e industriais. O significado de cidade ou (zona urbana, ambiente urbano), que se opõe ao campo, cidade é a sede do município segundo a visão administrativa.
A cidade pode se caracterizar por um estilo de vida particular dos seus habitantes pela urbanização infraestrutura organização, serviços transportes etc. As atividades primárias (agricultura, pecuária) são desenvolvidas na zona rural.
Saímos do ponto (A) onde esta localizada a universidade e nos dirigimos ao centro da cidade, fazendo a parada no ponto (B) onde está á primeira igreja da cidade é o local onde se obteve a gênese da cidade de Ituiutaba.
No centro da cidade podemos identificar as relações de poder estão muito próximos onde o poder religioso politico e judiciários estão perto uns dos outros, isto de fato é o que determina o centro da cidade de Ituiutaba fora os comércios e as relações bancarias existentes na região.
Logo após está introdução seguimos um sentido mais contemporâneo de se ver a cidade ligado a sua acessibilidade e a dificuldade de chegar a esse centro e outras necessidades básicas da população, de estar inserido dentro da cidadania uns com mais dificuldade que os outros, conseguimos compreender que as relações para o publico com alguma deficiência física é muito difícil e que não se faz nada para se melhorar a cidade.
Outro ponto muito importante a ser ressaltado é a espera que lotes de terra se valorizem de acordo com a especulação financeira no