TRABALHO DE BOVINOCULTURA DE LEITE
AGRONOMIA
TRABALHO DE BOVINOCULTURA DE LEITE
PROJETO DE UMA PROPRIEDADE LEITEIRA
Turma: 132
Santa Maria, RS, Brasil
2010
MEMORIAL DESCRITIVO
A propriedade citada neste projeto, contara com um plantel de 50 animais, contando com 30 vacas em lactação, 6 vacas secas, 8 novilhas e 6 bezerras. Não haverá touros na propriedade, pois o município tem um programa de incentivo à inseminação artificial, que torna mais vantajosa a utilização desse método de reprodução. A alimentação destes animais será feita a pasto, sendo fornecida silagem e ração para suplementar.
As pastagens serão de grama tifton no verão (8 há, das 15 totais de área cultivada da propriedade), por ser uma pastagem perene, com boa quantidade de proteína e alta produtividade por há. No inverno será consorciado azevem e ervilhaca nestas áreas. Nas áreas onde no verão será cultivado milho para silagem, no inverno será semeado azevem consorciado com aveia.
A área de pastagens perenes, bem como a área de pastagem cultivada no inverno, será toda dividida em piquetes. A pastagem perene será dividida em 28 piquetes de área semelhante, os quais serão pastejados por apenas um dia. Assim o pasto terá tempo para crescer ate o outro pastejo. Vale ressaltar que a área com pastagens perenes será irrigada e adubada após cada pastejo o que propicia um rápido crescimento da mesma.
Sendo a água um fator extremamente importante para a produção leiteira, existem bebedouros em todos os piquetes de pastagens perenes. Eles são construídos entre dois piquetes e são alimentados por uma cano que passa na lateral do corredor por onde transitam as vacas. Estes bebedouros possuem bóias para mante - los sempre cheios.
Para armazenar a silagem, serão utilizados três silos de modelo trincheira. A silagem será fornecida em menor quantidade no inverno e verão, sendo que nas épocas de transição para inverno e verão, onde as pastagens não estão bem desenvolvidas será fornecida uma