adm rural
Diagnóstico Estratégico do setor de Bovinocultura de leite do IF Baiano – Campus Guanambi
Docente: Evanilton Alves
Disciplina: Administração Rural – 7° semestre de Agronomia
Discentes: Iara Dayane Souza Andrade Luis Fernando Pereira da Silva Poliana de Araújo Nascimento
Guanambi,
Outubro/ 2014
Introdução
O leite está entre os seis produtos mais importantes da agropecuária brasileira, ficando à frente de produtos tradicionais como café beneficiado e arroz, possui elevada importância econômica e é um alimento de natural grande valor nutritivo com maior concentração de cálcio, que é essencial para a formação e manutenção dos ossos. As proteínas do leite são completas, propiciando a formação e manutenção dos tecidos (CARVALHO et al., 2002).
No Brasil a cadeia produtiva do leite está distribuída em mais de 1,1 milhões de propriedades rurais que são responsáveis por 40% posto trabalho, gerando anualmente 3,6 milhões de emprego direto (BARBOSA et al., 2002). O Brasil é o quinto maior produtor mundial de lácteos com uma produção de 29,1 bilhões toneladas, ficando atrás dos Estados Unidos, Índia, China e Rússia (EMBRAPA GADO DE LEITE, 2011).
A Bahia é o maior estado produtor de leite no Nordeste, com 911 milhões de litros/ano em 2007 (ANUALPEC, 2008). Os segmentos de produção, industrialização e comercialização de leite e derivados estão presentes em todas as regiões, desempenhando um papel relevante no suprimento de alimentos e na geração de emprego e renda para a população desta região.
O setor de produção de leite está se expandindo a cada ano no Brasil, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), inicialmente previa crescimento de cerca de 2% sobre 2012, e no final de junho de 2014, já admitia que o total produzido em 2013 tivesse crescido entre 3% e 3,5%, conforme a analista