projeto luminotecnico
FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
PROJETO LUMINOTÉCNICO
Disciplina: Eletrotécnica Geral
Professor: Fernando Passold
Acadêmicos: Andrey Timm, Lucas Cerutti Dazzi, Vítor Poloni
Passo Fundo, junho de 2013
INTRODUÇÃO
A iluminação artificial é essencial em nosso dia a dia, seja ela no interior ou no exterior. Para cada tipo de atividade temos uma iluminância recomendada, o que acaba sendo traduzido em conforto luminoso, quando temos boas sensações dentro de algum ambiente adequadamente projetado.
O projeto abordado neste trabalho é de uma residência. Para o projeto devem ser analisados vários fatores, como a cor das paredes, piso e teto, além da altura do plano de trabalho e o fator de depreciação.
Levando em consideração estes dados, buscaremos uma solução luminosa que atenda as especificações da norma, procurando uma maneira de tornar o ambiente o mais adequado possível para as atividades que serão realizadas em seu interior.
LUMINOTÉCNICA
É o estudo da aplicação de iluminação artificial tanto em espaços interiores como exteriores.
Desde tempos imemoriais, sempre foi preocupação do homem dotar suas moradias de meios adequados para suprir a falta da luz natural. O primeiro recurso foi, naturalmente, o fogo, que produz calor e luz, obtido pela queima de madeira, carvão e outros. No fim do século XIX, através de Thomas Alva Edison, surgiram as primeiras lâmpadas elétricas incandescentes, que, por se revelarem mais práticas para produzir luz, passaram a ser utilizadas em larga escala.
PROJETO LUMINOTÉCNICO
Dente os fatores a serem observados para execução do projeto, e escolha de lâmpadas, temos a Iluminância, que é uma grandeza de luminosidade, representada pela letra E, que faz a relação entre o fluxo luminoso que incide na direção perpendicular a uma superfície e a sua área.
o fluxo luminoso de um lúmen