Projeto Luminotécnico
Este método foi desenvolvido para o cálculo de iluminação de ambientes internos, em função das dificuldades do método do ponto a ponto. Ele considera as características próprias de cada luminária e lâmpada elétrica e, também, as cores das paredes e do teto (índices de reflexão).
O método emprega tabelas e gráficos obtidos a partir da aplicação do método do ponto a ponto para diferentes situações. Basicamente, busca-se determinar o número de luminárias necessárias para se produzir uma determinada iluminância em uma área, baseando-se no fluxo médio.
A seqüência de cálculo é a seguinte: determinação do nível de iluminância; escolha da luminária e lâmpadas; determinação do índice do local; determinação do coeficiente de utilização da luminária; determinação do coeficiente de manutenção; cálculo do fluxo luminoso total (lumens); cálculo do número de luminárias; ajuste final do número e espaçamento das luminárias.
Determinação do nível de iluminância.
O nível de iluminância deve ser escolhido de acordo com as recomendações da NBR-5413 da ABNT. A Tabela 1 (resumida – para maiores informações deve-se consultar a norma) traz um exemplo de níveis de iluminância para diferentes atividades.
Escolha da luminária.
A luminária pode ser escolhida em função de diversos fatores: distribuição adequada de luz;
rendimento máximo; estética e aparência geral; facilidade de manutenção, incluindo a limpeza; fatores econômicos.
Esta escolha depende basicamente do projetista e do usuário. A tendência atual é buscar luminárias que proporcionem melhor eficiência de luminosidade, reduzindo as necessidades de consumo de energia.
Determinação do índice do ambiente (IA).
Este índice é calculado relacionando as dimensões do local que vai ser iluminado. Pode ser calculado pela seguinte expressão:
IA = L x C Hm (L + C)
ONDE:
L = Largura do Ambiente
C = Comprimento do Ambiente
Hm = Altura do Plano de Trabalho