TRABALHO DE BIOQU MICA
UEMG - UNIDADE DIVINÓPOLIS
RELATÓRIO DE BIOQUÍMICA
DIVINÓPOLIS
2015
Julia Rocha
Gabriela Antônia Teixeira
Meire Cláudia dos Santos
Nalbert Natan
Sílvia Cristina de Paula
Stephanie Alves Fontes
RELATÓRIO DE BIOQUÍMICA
Trabalho apresentado ao Curso de Educação Física- Licenciatura, da Universidade do Estado de Minas Gerais,UEMG, Unidade Divinópolis,como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina de Bioquímica.
Professor (a) :
Dra.Thelma de Filippis
DIVINÓPOLIS
2015
INTRODUÇÃO
Os princípios fundamentais em que a bioquímica se apóia são baseados em fatos experimentais, razão pela qual o estudante deve dedicar grande parte de seu esforço de aprendizagem a aperfeiçoar-se em métodos de execução de trabalho experimental.
Mas para realizar esse trabalho de modo eficaz, os cientistas dependem cada vez mais da construção de aparelhos e equipamentos que tenham a maior precisão possível. Entre esses equipamentos, os mais usados pelos químicos são as vidrarias, que recebem esse nome exatamente porque são feitas de vidro temperado, dessa forma aguentam temperaturas muito elevadas.
Cada vidraria é usada com uma finalidade específica. Já os mais estreitos, como as pipetas e os balões volumétricos, identificam facilmente a variação de pequenas gotas no volume do recipiente, sendo, portanto, mais preciso.
OBJETIVOS
Adquirir conhecimento básico sobre manuseio de vidrarias e equipamentos de um laboratório, que é uma aprendizagem fundamental para que o estudante tenha um bom desempenho na execução de futuras atividades práticas.
MATERIAIS E METÓDOS
Pipeta de Vidro
Graduada
A pipeta graduada é um instrumento em vidro que permite a medição e transferência de volumes variáveis de líquidos. É um tubo longo e estreito, aberto nas duas extremidades, marcado com linhas horizontais que constituem uma escala graduada.
Volumétrica
A pipeta volumétrica é um instrumento em vidro que