Trabalho Do Ly Ronaldo
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE LUZIÂNIA
A busca eficaz da socialização organizacional
Abril 2015
Luziânia – GO
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS - UEG
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE LUZIÂNIA
A busca eficaz da socialização organizacional
Relatório de pesquisa exigido para conclusão da disciplina Gestão de Pessoas
Curso: Administração
Professor orientador Ly Freitas.
RONALDO DA SILVA OLIVEIRA
Abril – 2015
Luziânia – GO
Socialização Organizacional e Cultura Organizacional
Segundo Levy (1973), a socialização é um processo contínuo no qual o indivíduo ao longo da vida aprende, identifica hábitos e valores característicos que o ajudam no desenvolvimento de sua personalidade e na integração de seu grupo, tornando-o sociável, hábitos estes que não são inatos.
Durkheim (1987) ressalta a importância da socialização ao mostrar que a sociedade só pode existir porque penetra no interior do ser humano, moldando sua vida, criando sua consciência, suas ideias e valores. Ao longo do processo de desenvolvimento humano, o indivíduo participa de inúmeros grupos sociais. A socialização faz com que a pessoa adquira as normas definidoras dos critérios morais e éticos, conforme os padrões da sociedade em que está inserido.
Dois autores diferentes que porem ressaltam a mesma ideia que o indivíduo está sempre em interação com outros ou seja, em todos os âmbitos nós participamos de grupos e fazemos essa socialização, não sendo diferente então dentro da empresa, na qual e constituída pela cultura organizacional, que significa: o conjunto de valores, crenças, rituais e normas adotadas por uma determinada empresa.
Em que isso está ligado a socialização organizacional? A socialização organizacional é a maneira com que a empresa recebe seus novos funcionários e os integra a sua cultura, ao seu contexto, e o seus sistema, para que eles possam comportasse de maneira adequada seguindo as expectativas da