TRABALHO DE BIOMECANICA
O Trabalho consiste em mostrar em partes por fases a ação de um chute de futebol e examinar com mais rigor alguns músculos envolvidos a fim de dar mais consistência e clareza ao projeto desenvolvido
1) Primeiramente temos a primeira fase de um chute:
Segundo BARFIELD (2002) Esta fase do chute é representada primordialmente pelo movimento de flexão de quadril e extensão de joelho, quando ocorre a contração dos flexores de quadril a perna e o pé realizam, como único segmento, movimento de rotação.
2) Fatores que influenciam em um chute de futebol:
Para garantir que a energia cinética a ser transferida para a bola, no instante do chute, seja máxima, precisando assegurar de que o valor da energia cinética a ser adquirida pelo pé do jogador, neste momento do chute, seja igualmente máximo. Vários fatores intervêm na maximização deste valor da energia cinética do pé do jogador:
a) a velocidade do pé do jogador no instante do choque;
b) a altura do jogador ou mais precisamente, o comprimento de sua perna;
c) a distribuição da massa muscular e da gordura pela perna;
d) a forma (esticada ou dobrada) como a perna se encontra no momento do chute;
e) o tipo de apoio conferido pela outra perna do jogador no momento do chute. 3) O tipo de alavanca que esta relacionado com o chute de futebol é o tipo 3 : alavanca interpotente onde a força resistente, peso do objeto que se pretende movimentar.
4) Contextualizando a ação do primeiro tipo de chute:
Na posição que se origina um chute, tem a perna que irá realizar o movimento flexionado, fazendo flexão de quadril, flexão do joelho, Na posição que se origina um chute, tem a perna que irá realizar o movimento flexionado para trás fazendo flexão de quadril extensão do joelho e rotação de quadril. Na situação 1 representada abaixo o individuo se encontra nos eixos longitudinal, médio lateral e Antero posterior nos planos transverso,sagital e frontal . No plano transverso verificasse a rotação de quadril como permite na