Trabalho de Biomecanica
FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO
FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS DE RIBEIRÃO PRETO
Alunos: Gabriel Arnoni 6906481
Leonardo Berres 7547910
Maxwell Pavão 7127518
1. Introdução
O desenvolvimento acelerado de tecnologias móveis e sua acessibilidade permitiu com que os aparelhos portáteis em geral fossem muito difundidos na sociedade atual, e isso trouxe grandes facilidades para os seus usuários. Seja na comunicação, locomoção, entretenimentos e outros usos, os smartphones ou tablets, são praticamente indispensáveis para a maioria das pessoas. Vamos direcionar o foco na locomoção; sabemos que existem diversos aplicativos de GPS
(Waze), ou de mapas (Google Maps) que permitem ao usuário a se localizar na maioria dos lugares em que precisar, e obter direcionamentos para onde deseja ir, mas por muito tempo essas tecnologias não foram destinadas a pessoas com deficiência visual. Nosso objetivo é propor um aplicativo que auxilie pessoas com deficiência visual a se locomover pela cidade, seja de ônibus ou a pé, se utilizando das tecnologias de GPS, bússola, acelerômetro, 3G/4G ou wifi presente nos smartphones.
2. Plataformas
O aplicativo poderá ser utilizado nas plataformas Android, Windows Phone e iOs da Apple. Voltando-se para aparelhos de pequeno porte, como celulares e tablets.
3. Descrição do Aplicativo “UniBus”
3.1. Interface
A interface é de simples acesso e de comandos exclusivamente auditivos. De forma que com comandos vocais, o usuário pode controlar todo sistema do aplicativo. Utilizando palavras-chave, e sempre tendo um retorno em áudio.
3.2. Tutorial
Deve existir um tutorial prático e simples, que será acionado sempre que o programa for iniciado, de forma a auxiliar o usuário à memorizar as palavras-chave, o ensinando à configurar as palavras-chave de acordo com o modo padrão, ou como desejar alterar. Deve haver a opção de