1813 5326 1 PB
A ordem e a síntese: aspectos da sociologia de Auguste Comte
Ricardo Luiz de Souza – UNIFEMM
RESUMO
O objetivo deste estudo é compreender alguns aspectos básicos do pensamento de Auguste Comte, a partir dos quais seja possível, por sua vez, compreender sua contribuição para o processo de construção do conhecimento sociológico do qual ele foi precursor. Comte foi um pensador pioneiro da análise sociológica, mas foi, também, um autor ligado a uma tradição filosófica e evolutiva que precisou ser superada para que a sociologia enfim, pudesse ser estabelecida como disciplina científica.
Palavras-chave: Sociologia. Ciência. Religião.
ABSTRACT
The purpose of this study is to understand some basic aspects of the thought of Auguste Comte, from which is possible, in turn, to understand its contribution for the process of construction of the sociological knowledge of which it was precursory. Comte was a pioneering thinker of the sociological analysis, but it was, also, a on author to a philosophical and evolutive tradition that needed to be surpassed so that sociology at last, could be established as it disciplines scientific.
Keywords: Sociology. Science. Religion.
I
Tomarei como ponto de partida para análise da sociologia comteana um enunciado formulado por Auguste Comte que pode ser visto como básico para a compreensão de seu método: toda sistematização parcial exige, para ele, uma síntese geral (COMTE, 1912, p. 211). E ainda, o uso de definições precisas e sistemáticas é, para o autor, o primeiro sintoma da obtenção, por parte de uma ciência qualquer, de um conhecimento verdadeiramente consistente e científico (COMTE, 1934, v. 3, p. 11).
Cronos, Natal-RN, v. 9, n. 1, p. 137-155, jan./jun. 2008
138
O conhecimento, para ele, só adquire validade efetiva quando incorporado a um quadro geral no qual ele ganhará um novo sentido a partir da síntese da qual fará parte, sendo tal síntese definida pelo autor como tarefa indispensável a partir do seguinte pressuposto: “A