Trabalho de biologia
A bomba de sódio e potássio funciona da seguinte maneira: a concentração de íons de potássio dentro das células é maior do que a do lado de fora; no exterior, a concentração de íons de sódio é maior do que a do interior das células. Embora ocorra constantemente a passagem de sódio e potássio através das membranas, por difusão (a favor do gradiente de concentração - sem gasto de ATP), essa diferença de concentração é sempre mantida, enquanto a célula está viva. Para manter a diferença, a membrana bombeia ativamente íons de potássio para dentro da célula e íons de sódio para fora. Esse transporte, por ser contra o gradiente de concentração da célula em relação ao meio, é realizado com gasto de energia pela célula por proteínas carregadoras presentes na membrana. Um exemplo deste processo é encontrado na membrana das células nervosas; ele é responsável pela transmissão do impulso nervoso.
Como o açúcar presente nos alimentos chega até o interior das células;
É assim, qdo ingerimos alimentos, o organismo retira energia de tudo que comemos, mas os carboidratos são especialmente importantes porque são rapidamente convertidos em glicose quando o organismo precisa rapidamente de energia.
A glicose é o açúcar de que falamos. Ela é estocada dentro nosso fígado, e entre as refeições (qdo não comemos nada), o fígado libera a glicose (açúcar) estocada para a corrente sangüínea, como isso mantém normais os níveis de glicose no sangue, para que as células não passem "fome".
Para ajudar a penetração do suprimento de açúcar em cada célula do corpo, o pâncreas envia insulina para a corrente sanguínea. Quando a insulina se liga à superfície das células, carregando consigo moléculas de açúcar, é que as céulas absorvem a glicose da corrente sanguínea.
É por isso, que o diabético (que tem deficiência de insulina ou não a produz) precisa tomar sempre as injeções desse hormonio.
O que são os compostos isotônicos