trabalho de biologia
2. * Amebíase
3. Causador e Transmissão
Causada pelo protozoário Entamoeba histolytica
A amebíase é transmitida ao homem através do consumo de alimentos ou água contaminados por fezes com cistos amebianos, falta de higiene domiciliar e, também, através da manipulação de alimentos por portadores desse protozoário. Há uma outra possibilidade onde insetos serviriam como pontes e levariam as amebas para alimentos e outro.
3.bp.blogspot.com/ www.acsmedchem.org/module www.med-chem.com
4. Ciclo Patogênico Fonte: http://www.supletivo.com.br/materias/biologia
5. Ciclo biológico Em seqüência, ocorrem a partir da ingestão dos cistos maduros, estes passam pelo estômago e resistem a ação do sulco gástrico daí vão para o intestino grosso onde ocorre o desencistamento, surge o metacisto que sofre sucessivas divisões do núcleo e do citoplasma, dando origem a 4 e depois 8 trofozóitos metacísticos. Estes trofozóitos colonizam-se no intestino grosso vivendo como comensais. TROFOZÓITO – PRÉ-CISTO – CISTO – METACISTO . http://3.bp.blogspot.com
6. Sintomas
Desconforto abdominal, de leve a moderado
Sangue nas fezes
Forte diarréia acompanhada de sangue ou mucóide
Febre e calafrios.
Aumento dos sons intestinais
- Emagrecimento
Não muito comumente o protozoário pode penetrar na circulação e formar abscessos no fígado que causam dor e febre com calafrios. Estes abscessos podem romper-se para o interior do abdômen ou mesmo do tórax comprometendo as pleuras (camada que reveste os pulmões) ou o pericárdio (camada que reveste o coração). Também raramente podem formar-se tumorações no intestino que se denominam “amebomas”.
As situações de doença extra-intestinal ou invasiva são as que levam aos casos mais extremos que evoluem para a morte do indivíduo infectado.
7. Diagnóstico e Tratamento O exame de fezes detecta o