Resumo Livro
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Resenha crítica
Ana Beatriz Vieira 6018369336
FALANDO UM POUCO SOBRE O ESPAÇO DO ESTÁGIO
CONSIDERAÇÕES SOBRE O ESTÁGIO
No livro O Estágio Supervisionado de Marta A. Feiten Buriolla, a autora mostra a necessidade de recuperar o estágio e da supervisão nos cursos de Serviço Social. Para a autora o estágio supervisionado é parte essencial na formação do Assistente Social, pois é lá que o aluno treina o seu papel e também é onde a sua identidade profissional é gerada.
Vimos no decorrer do livro vários depoimentos de alunos estagiários, o que fazem no cotidiano, como fazem, o que sentem, lemos e pudemos conhecer relatos importantíssimos de professoras, supervisoras e de alunas estagiarias.
Em um dos depoimentos vi uma expressão da professora Estevão que dizia:
-“basta se preocupar no momento que você se formou e aí se é profissional. Agora, tudo aquilo que leva você a ser um profissional de qualidade não importa! Importa defender a profissão, mas não a qualidade da profissão! E aí entraria o estágio, a supervisão como momento de briga dos profissionais também!”.
Concordo plenamente com as palavras dela, pois eu vejo exatamente assim, e quando eu vejo a expressão dela dizendo que “estágio seja estágio” em um trecho do livro, entendo que ela tenta expressar que o estágio seja uma coisa mais levada a sério, com mais responsabilidade, com organização, dedicação, seriedade, comprometimento de ambas as partes, tanto do aluno quanto do supervisor pois o que pude perceber é que não estão mais levando a sério a questão do estágio, muitos veem isso somente como uma matéria da faculdade que tem que se cumprir um número x de carga horária, ou até uma “obrigação curricular” e pegar o seu diploma no final, quando na realidade estágio vai muito mais além que isso.
Constatei diante de