Trabalho de biologia
A Malária é uma doença crônica infecciosa e vem da picada da fêmea do mosquito Anopheles onde o mesmo libera o protozoário Plasmodium que nada mais é que um parasita. O mosquito só sobrevive em clima tropical onde as temperaturas são média-alta e tem alto índice de humidade. Os mosquitos se reproduzem usando na água parada e no período chuvoso de cada região. Os primeiros sintomas da doença são dores pelo corpo e cabeça, náusea, fadiga e febre. O portador sofre queda brusca das hemácias, conseqüentemente gera-se substâncias tóxicas na corrente sangüínea. Quando o quadro do paciente é avançado, o mesmo pode ter convulsões e crises de delírios. Existem casos de Malária cerebral, renal e hepática e todas estas podem levar à morte se não forem diagnosticadas o mais rápido possível uma vez que não existe nenhum tipo de vacina, ainda.
Causas
Transmissão
A transmissão ocorre após picada da fêmea do mosquito Anopheles, infectada por protozoários do gênero Plasmodium. No Brasil, três espécies estão associadas à malária em seres humanos: P. vivax, P. falciparum e P. malariae. O protozoário é transmitido ao homem pelo sangue, geralmente através da picada da fêmea do mosquito Anopheles, infectada por Plasmodium ou, mais raramente, por outro tipo de meio que coloque o sangue de uma pessoa infectada em contato com o de outra sadia, como o compartilhamento de seringas (consumidores de drogas), transfusão de sangue ou até mesmo de mãe para feto, na gravidez.
Sintomas de Malária
Os sintomas mais comuns são: calafrios, febre alta (no início contínua e depois com frequência de três em três dias), dores de cabeça e musculares, taquicardia, aumento do baço e, por vezes, delírios. No caso de infecção por P. falciparum, também existe uma chance em dez de se desenvolver o que se chama de malária cerebral, responsável por cerca de 80% dos casos letais da doença. Além dos sintomas correntes, aparece ligeira rigidez na nuca, perturbações sensoriais, desorientação,