Sociologia
Desde os tempos remotos há um questionamento entre os termos Moral e Ética. A própria etimologia gera confusão, sendo que o primeiro termo tem sua origem no latim, que vem de “mores”, significando costumes, e o segundo vem do grego “ethos” que significa modo de ser.
Esta confusão pode ser resolvida esclarecendo-se os dois temas, sendo que Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela tradição, pela educação e pelo cotidiano. Pode ser explicada como a “ciência dos costumes”, sendo algo anterior à própria sociedade e de caráter obrigatório.
Já a palavra Ética pode ser definida como um “conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo o bem-estar social”. É a forma que o homem deve se comportar no meio.
A Moral sempre existiu, pois todo ser humano possui a consciência moral que o leva a distinguir o bem do mal. A ética exigi um maior grau de cultura. Ela é que investiga e explica as normas morais, pois leva o homem a agir tanto por educação como por convicção e inteligência. Essas ações podem ser trabalhadas no individuo desde o seu nascimento, por sua família, até o seu completo desenvolvimento, a partir da educação escolar, da introdução no âmbito social e da própria consciência individual.
No contexto da nossa cidade, podemos analisar esses conceitos relacionados à vivencia familiar, à coletividade social e à definição do próprio eu. O individuo que se relaciona com a sociedade de forma clara, íntegra e correta possibilita um crescimento ascendente ao seu caráter e modifica o meio ao seu redor com suas atitudes.
* Poder e Mídia
Podemos focalizar a questão do exercício do poder pelos meios de comunicação de massa sob dois aspectos principais: o econômico e o ideológico.
Do ponto de vista econômico, os meios de comunicação são uma indústria (a indústria cultural) regida pelo capital. Com isso