Areias
1. NIVELAMENTO
1.1 ADMINISTRAÇÃO
“É o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso dos recursos organizacionais para alcançar determinados objetivos de maneira eficiente e eficaz.” (CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7. ed. rev. atual. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.)
A visão desse gestor deve ser holística e sistêmica, capaz de analisar, ler, interpretar e tomar decisões rápidas com a menor margem de erro possível.
A administração é essencial para a existência, a sobrevivência e o crescimento da organização. Ressalta-se que o êxito da organização depende da maneira como a organização é administrada.
1.2 ORGANIZAÇÕES
“São grupos estruturados de pessoas que se juntam para alcançar objetivos comuns.” (SOBRAL; PECI, 2008)
Vários tipos de organização (as empresas são organizações lucrativas: o excedente remunerar os seus proprietários e acionistas ou investir na sua auto-sustentação; estão ligadas às leis do mercado); vários tamanhos; cada uma tem suas próprias características e particularidades.
Diferentes entre si: cada uma tem seus objetivos (finalidade ou propósito; são muitos os objetivos); tem sua estrutura organizacional (a maneira como as atividades da organização são divididas, organizadas e coordenadas; é o esqueleto que sustenta a organização) e é composta por pessoas.
Sucesso ou insucesso: depende da qualidade dos seus gestores.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
ANÁLISE ORGANIZACIONAL
1.3 ADMINISTRADORES
Estabelecem objetivos e guiam a organização de forma a alcançá-los. São eles que tomam as decisões quanto à aplicação adequada dos recursos organizacionais. São eles que fazem acontecer por meio de outras pessoas.
1.4 FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS
Planejamento, organização, direção e controle. o Planejar: definir objetivos e desenvolver estratégias e ações para alcançá-los. o Organizar: distribuir tarefas e recursos entre os membros da