Areia
Areia é um material de origem mineral finamente dividido em grânulos, composta basicamente de dióxido de silício, com 0,063 a 2 mm.
Forma-se à superfície da Terra pela fragmentação das rochas por erosão, por ação do vento ou da água. Através de processos de sedimentação pode ser transformada em arenito.
É utilizada nas obras de engenharia civil,em aterros, execução de argamassas , concretos e também na fabricação de vidros. O tamanho de seus grãos tem importância nas características dos materiais que a utilizam como componente.
Constituída por fragmentos de mineral ou de rocha, cujo o tamanho varia, conforme a escala de Wentworth, maior que 64 µm (1/16 mm) e menor que 2 mm.
Composição
O constituinte mais comum da areia em ambientes continentais interiores e em ambientes costeiros não tropicais é a sílica (dióxido de silício, ou SiO2), usualmente na forma de quartzo, o qual, devido a sua inércia química e elevada dureza (7,0 na escala de Mohs), é o mais comum dos minerais resistentes ao intemperismo. A composição da areia é altamente variável, dependendo da rocha-fonte e das condições locais. As brilhantes areias brancas encontradas em zonas costeiras tropicais e subtropicais são calcários erodidos e podem conter corais e fragmentos de concha, além de outros materiais orgânicos, sugerindo que a formação da areia depende também de organismos vivos. As dunas de areia formadas de gipsita no Monumento Nacional das Areias Brancas, no Novo México (EUA), são famosas por sua cor branca, brilhante. O arcósio é uma areia ou arenito com considerável teor de feldspato, derivado do intemperismo e erosão sobre um afloramento de rocha granítica, usualmente situado a pequena distância. Algumas areias contêm magnetita, clorita, glauconita ou gipsita. Areias ricas em magnetita são escuras ou negras, como as areias derivadas de basaltos e obsidiana. Areias contendo clorita-glauconita têm cor tipicamente verde, como as areias derivadas de basaltos com alto teor de