Trabalho de Biologia
2. a) Ser humano (consumidor secundário)
C2H5OH + 3 02 2 CO2 + 3 H2O
Levedura (consumidor secundário e decompositor)
C6H12O6 2 CO2 + 2 C2H5OH
Cana‑de‑açúcar (produtor)
C6H12O6 + 6 02 6 CO2 + 6 H2O
6 C02 + 6 H2O C6H12O6 + 6 O2
SOL
b) A sacarose e a celulose. Durante a etapa de fermen‑ tação, as leveduras utilizam parte do potencial energético da sacarose para a manutenção de seu próprio metabolismo, produzindo o etanol, mo‑ lécula com potencial energético menor que o da glicose (presente na sacarose e celulose).
c) Como o amido é uma molécula grande, insolúvel e não absorvida pelas leveduras, ele precisa pri‑ meiramente ser digerido em glicoses, que então são fermentadas para a produção de álcool. Essa etapa torna o processo mais demorado e caro.
Tarefa complementar
1. A
2. Sendo os animais organismos heterotróficos, boa parte da energia solar convertida em matéria orgânica pelas plantas será perdida simplesmente na manu‑ tenção do metabolismo desses animais. A produtivi‑ dade de matéria orgânica de origem vegetal de uma determinada área é, frequentemente, milhares de vezes maior que a produtividade de matéria orgâni‑ ca animal.
Aulas 29 e 30
Tarefa mínima
1. Resposta pessoal. Espera‑se que o aluno responda algo como o seguinte:
Os genes são trechos codificantes da molécula de
DNA. Cada cromossomo é uma molécula de DNA muito espiralada, enrolada em torno de proteínas.
Os cromossomos, no caso dos organismos eucarió‑ ticos, estão localizados no núcleo celular. Quando em intérfase, predomina a forma de cromatina. Cro‑ matina e DNA são termos que se referem à mesma estrutura, o