trabalho de biologia
Guanambi- BA
2014
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA.
CAMPUS GUANAMBI
DOSCENTE:
DISCENTES:
ENSINO MÉDIO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA
Segmentação: MÓRULA, BLÁSTULA, GÁSTRULA.
Guanambi- BA
2014
Desenvolvimento
A segmentação é um processo no qual contém dois termos diferentes, devido ao fato de ser estudado por duas ciências distintas, são elas: a embriologia e a morfologia.
A embriologia realiza seu trabalho a partir de uma célula, formando assim os órgãos e sistemas de um animal. Nesta ciência a segmentação é iniciada quando ocorre a divisão da única célula (o óvulo fecundado) para a formação do embrião. Estas são as chamadas células-filhas que no início são iguais e em pouco tempo se diferenciam, formando tecidos e órgãos para um novo indivíduo.
A morfologia é o estudo que pode ser dividido em partes, são elas: a anatomia e histologia pode-se perceber então que nesta ciência a segmentação corresponde à divisão de corpos de certos animais em partes semelhantes.
No trabalho descreveremos a segmentação pelo termo da embriologia: “A formação do embrião”.
O desenvolvimento inicia-se pela relação sexual, os espermatozoides encontram um gameta, esse encontro se dá o nome de fecundação. Depois de ocorrida a fecundação, tem-se a formação de uma única célula chamada de ovo ou zigoto, onde os núcleos dos pais formam um único núcleo que vai ter o DNA responsável pela sua formação, todas as células vão ser originadas do zigoto, derivado a este fato todas as células contém o mesmo DNA, mudando apenas os genes que estão ativados em cada célula, mas o DNA sempre será o mesmo.
Depois de formado, o zigoto entra em uma fase a chamada segmentação, esta é a fase em que o zigoto começa a sofrer divisões celulares que são as (mitoses) são as chamadas clivagens.
Existem dois tipos de segmentação:
Segmentação holoblástica (total) : São considerados os ovos