trabalho de biologia
Os mamíferos têm o sistema nervoso mais complexo do planeta, com os humanos sendo os mais avançados. O sistema nervoso funciona com os sentidos, para transmitir informação para o cérebro do mamífero, um processo que leva menos do que um centésimo de segundo. O cérebro dos mamíferos, especialmente dos humanos, está ligado para reagir ao mundo de forma rápida para proteger o animal do perigo, e permitir o acesso ao ambiente imediato facilmente.
Tipo
O sistema nervoso de um mamífero é baseado no cérebro e na medula espinhal, que manda e recebe sinais do resto do corpo. Sinais do corpo são enviados através de terminações nervosas (ou receptores) para o cérebro, onde os neurotransmissores enviam um sinal para permitir que os mamíferos sintam dor ou outra informação sensorial. O sistema nervoso de um mamífero é dividido em quatro partes principais: O sistema nervoso central, o periférico, o somático e o autônomo. Cada uma das partes do sistema nervoso funciona de forma diferente, e faz um trabalho diferente no corpo, para manter a saúde e permitir as reações ao mundo.
Benefícios
As partes básicas de um sistema nervoso são os receptores sensoriais: o cérebro e medula espinhal. Todos os mamíferos têm terminações nervosas espalhadas pelo seu corpo para receber e enviar sinais devido à estímulos externos. Os órgãos sensoriais, como a pele e os olhos, ajudam o mamífero a interpretar o que está acontecendo no ambiente externo e, no caso de uma situação de perigo, permite que reflexos o ajudem a evitar se machucar. O sistema nervoso é também responsável por manter a homeostase, ou um estado funcional e estável, para todos os órgãos do corpo. Cada mamífero usa parte do seu sistema nervoso central para manter o coração batendo, respirar e outras funções corporais. A medula oblongata é a parte do cérebro que regula a maioria desses tipos de atividades, incluindo arco-reflexos, como espirrar. O sistema nervoso também trabalha para ajudar os