trabalho de biologia
Principais espécies vegetais ameaçadas de extinção
Nomes:Gabriel Silva Nunes,Luana
Turma:210
Gravatá, Bromélia ou Monjola – Espécie Aechmea blumenavii Reitz. É encontrada na região do estado da Santa Catarina. Sua flor é caracterizada pelo vermelho forte e centro branco. Ela atrai polinizadores, especialmente os beija-flores. Está em extinção por ser uma flor muito utilizada em projetos paisagísticos, comuns em jardins e praças. Além disso, a devastação do meio ambiente prejudica a sua reprodução, que depende de agentes polinizadores (que levam o pólen, responsável pela reprodução, de uma flor para outra).
Foto: etoya
Pau-Brasil – Espécie Caesalpina echinata Lam. Foi a grande responsável pelo nome do nosso país e encontra-se em perigo atualmente. Sua flor possui a cor amarela da nossa bandeira e esta espécie é encontrada nos estados do Rio de Janeiro, Bahia, Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte. A maior causa da sua extinção é a extração indiscriminada.
Pau-Brasil
Jacarandá Paulista – Espécie Machaerium villosum. Produz flores roxas e é encontrada em Minas Gerais, São Paulo e Paraná. O tronco dessa planta é muito utilizado na fabricação de móveis sendo, então, um dos motivos para a diminuição da sua população.
Foto: mauroguanandi
Catléia – Espécie Cattleya dormaniana. Produz flores rosas que duram três semanas e podem ser encontradas na região da Serra dos Órgãos, no Rio de Janeiro. A devastação do meio ambiente a sua volta prejudica a sua reprodução, pois depende de agentes polinizadores.
Foto: acobsdesantiago
Jaborandi – Espécie Pilocarpus microphyllus. É muito utilizada em cosméticos e produz pequenas flores, umas próximas das outras com tons roxos. Também é considerada uma planta medicinal, pois pode ser usada para tratamento de amenorreia, artrite, bronquite, calvície, caxumba, degeneração macular, difteria,