Trabalho de Biologia
José Luis de Oliveira
Romeu Retzlaff Júnior
EM 132
Maximilian Carl Emil Weber, mais conhecido como Max Weber, foi um importante filósofo, sociólogo e um personagem muito influente na política alemã do século XX. Também conhecido como pai da sociologia moderna, trabalhou junto de Marx e Durkheim em algumas de suas teorias. Além de escrever sozinho sobre o conceito da ação social e sobre o espírito do capitalismo, que discutiremos a seguir.
No livro “A Ética protestante e o espírito do capitalismo” defende a ideia de que a religião influencia diretamente na economia de um país. Tendo como exemplo a Inglaterra, em que a maior parte dos habitantes são protestantes, tinham uma visão diferente do lucro dos italianos, que eram católicos. Ele se utiliza desse argumento para justificar porque nos países protestantes o capitalismo se desenvolveu melhor do que em países católicos.
Segundo Weber, isso se deve ao fato que o protestantismo defende a ideia de predestinação, em que um homem já nasce com seu destino definido – se vai para o céu ou para o inferno – e que o único modo de descobri-lo, é por meio do trabalho. Por exemplo, se o indivíduo obtivesse sucesso na sua empresa, ele teoricamente estava predestinado a ir para o céu. Por consequência, os calvinistas, que não podiam utilizar seu lucro com lazer, então investiam em sua empresa, melhorando e evoluindo muito a qualidade da indústria.
Pode-se inferir, então que nações desenvolvidas industrialmente são aquelas que têm ou tiveram como religião principal o protestantismo, como se vê na Inglaterra, E.U.A.,
Alemanha. Joinville por exemplo, teve uma colonização predominantemente protestante, o que pode explicar seu alto nível de industrialização e a afirmação do comércio capitalista na cidade. Em consenso opinativo da equipe concluímos que deve-se buscar o equilíbrio entre o sucesso profissional, ou realizações na vida pessoal. Ou seja, não se deve buscar apenas