trabalho de biologia
1. Filogenia básica dos animais
Sem sistema circulatório
Com sistema circulatório
Fig. 1 – Filogenia básica dos animais
2. Sistemas de transporte nos animais
Todas as células do corpo de um animal requerem um fornecimento constante e adequado de nutrientes e
O2, entre outras substâncias, para garantir a continuidade do seu metabolismo, crescimento e reprodução.
Por outro lado, a atividade metabólica celular tem como consequência a formação de produtos tóxicos que devem ser rapidamente eliminados da célula e do próprio organismo. Tais produtos incluem as excreções azotadas e o CO2.
Quando o animal é constituído por poucas células, ou é pequeno, ou, ainda, com paredes corporais muito delgadas, os processos de recolha de nutrientes, transporte e distribuição de gases respiratórios e de excreções são feitos essencialmente por difusão.
Nos animais formados por muitas células e com maior nível de complexidade estrutural desenvolveram-se sistemas de transporte mais complexos, nomeadamente o sistema circulatório e o sistema linfático.
A função básica dos sistemas de transporte é promover a distribuição e a recolha de materiais fundamentais à continuidade da vida celular e do organismo.
Biologia e Geologia 10º ano 2013-2014
FI 26 – Transporte nos animais
(1)
3. Sistemas de transporte nos invertebrados.
3.1 Sem sistema de transporte
Nos grupos mais simples de invertebrados [Poríferos (esponjas), Cnidários (medusas, anémonas, hidras),
Platelmintes (vermes achatados, tais como as planárias) e Nematelmintes (vermes cilíndricos, como as lombrigas)] não existe um sistema de transporte específico.
Nos poríferos e cnidários a parede corporal é muito fina e está em contacto com a água do meio envolvente.
As trocas gasosas e a excreção ocorrem por difusão direta entre a água e as células. Nos poríferos, a distribuição dos nutrientes é assegurada pelos amebócitos. No caso dos