Trabalho de Biologia
Alunos: Alexandre Ramos Correia Nº: 01 Felipe Alves Luz Nº: 10
11)C
12)A
13)D
14)Vantagem: Podem se adaptar muito bem ao local; Desvantagem: Diminuição da biodiversidade em consequência da monocultura.
15)E
16)E
17)B
18)a) As duas espécies de protozoários competem por uma única fonte de alimento, as bactérias. Nessas condições, P. caudatum é competitivamente superior e eliminou P. bursaria.
b) No segundo experimento, há duas fontes de alimento; provavelmente, cada espécie explora com mais eficiência uma das fontes de alimento, e as duas espécies podem viver juntas, pois não exploram o mesmo nicho.
19)a) Sobreposição de nichos ecológicos implicando em competição entre as duas populações pelos recursos do meio.
b) Eliminação ou ocupação de nicho ecológico distinto.
20)B
21)B
22) No tanque A, a densidade populacional diminuiu, devido à ação predadora do peixe planctófago.
No tanque B, a densidade populacional do zooplâncton aumentou, porque não existe a predação. O crescimento do zooplâncton é normal, obedecendo à curva sigmoide.
23-a) Pela análise gráfica concluímos que as espécies A e B competem entre si por recursos. A relação existente entre as espécies C e B é de predatismo, sendo a espécie C predadora da espécie B. Esse último fato fica evidente, pois após a introdução da espécie C, houve uma clara redução da população da espécie B.
b) A ave que visitava a lagoa não foi mais vista algum tempo depois da introdução da espécie C, pois provavelmente se alimentava de peixes da espécie B, que passaram a ser escassos. Essa ave pode ser consumidora secundária, terciária ou ainda de um nível trófico mais avançado, dependendo do nicho alimentar do peixe da espécie B.