Trabalho de biologia
São aquelas adquiridas antes do nascimento ou até mesmo depois do mesmo, no primeiro mês de vida, seja qual for a sua causa. Dentre essas doenças, aquelas caracterizadas por deformações estruturais são denominadas usualmente por anomalias ou malformações congênitas.
Doenças adquiridas
Doenças adquiridas são aquelas contraídas no meio em que se vive, independendo de qualquer fator relacionado à hereditariedade. Os agentes causadores podem ser físicos (fogo, eletricidade, radioatividade), químicos (ácidos, inseticidas ou qualquer tipo de produto químico que possa interferir na saúde do indivíduo), mecânicos (objetos que causam traumas, como pedras, facas, armas de fogo) ou biológicos (bactérias, vírus, fungos, vermes). As doenças adquiridas podem ser não transmissíveis (queimaduras, envenenamentos, carências nutricionais) ou transmissíveis, como infecções bacterianas ou virais (sarampo, catapora, tuberculose, sífilis).
Teoria da pré-formação - até meados do século XVIII, a concepção mais aceita era de que os organismos já estariam completamente formados no interior do gameta (masculino ou feminino). Esse organismo em miniatura foi chamado de homúnculo! )
Teoria da recapitulação ou Lei biológica - Sob influência da teoria evolutiva de Charles Darwin, um médico alemão afirmava que embriões humanos, por exemplo, passariam por uma fase em que se parecem com peixes, pois esses animais fazem parte da história evolutiva dos mamíferos, e, à medida que o desenvolvimento embrionário prossegue, ficam mais parecidos com os mamíferos e por fim com a espécie humana.
Teoria da pangênese - proposta por Charles Darwin, essa teoria consiste no fato que todos os órgãos do pai e da mãe secretam miniaturas de si, as gêmulas ou pangenes. As miniaturas são carregadas pela corrente sanguínea até os gametas. Na fecundação, as gêmulas do pai e da mãe se unem a partir da união gamética (espermatozóide + ovócito II) e originam os órgãos do novo indivíduo.