Trabalho De Biologia Sobre M Todos Anticoncepcionais
O que são Métodos Anticoncepcionais?
São diferentes formas de se evitar (prevenir) uma gravidez, impedindo que a fecundação (o encontro do óvulo com os espermatozoides) aconteça. Dentre tantos métodos disponíveis, torna-se necessário o auxílio de um médico para definir a escolha de qual método utilizar, pois ele levará em consideração a idade da pessoa, a frequência com que mantém as relações sexuais, necessidades reprodutivas, saúde, etc.
Dentre os métodos contraceptivos há os que são reversíveis e os que são irreversíveis. Os métodos reversíveis, também chamados de temporários, são aqueles que ao deixarem de ser utilizados, permitirão uma gravidez. Os métodos irreversíveis, também conhecidos como definitivos, são aqueles que exigem uma intervenção cirúrgica, como vasectomia, para os homens; e laqueadura tubária, para as mulheres.
Os métodos contraceptivos são classificados em cinco grupos:
• Métodos comportamentais;
• Métodos de barreira;
• Dispositivos intrauterinos;
• Contracepção hormonal;
• Contracepção cirúrgica.
Vamos agora falar um pouco sobre cada um deles.
Métodos comportamentais
Tabelinha
É um método natural que não emprega nenhum material ou remédio. Consiste em não ter relações sexuais no período fértil, ou seja, no período mais próximo a ovulação. Portanto, só pode dar certo para mulheres que tem o ciclo menstrual bem regular.
Para determinar o dia provável da ovulação, primeiro a mulher tem de saber direito qual é seu ciclo e se ele é bem regular. Para isso, deve anotar, por oito meses, pelo menos, o dia do início da menstruação. Conforme você já estudou, a ovulação ocorre, aproximadamente, 14 dias antes da próxima menstruação.
A mulher deve anotar em um calendário (na sua “tabela”) o primeiro dia do ciclo. Se ela menstrua de 28 em 28 dias, a ovulação deverá ocorrer no 14º dia – esse é o dia mais fértil. E não deve ter relações sexuais nos quatro dias anteriores e nos quatro dias