Gravidez na adolescência.
TRABALHO DE BIOLOGIA.
GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA.
Sabrina Garcia,
Yanka Rocha de Lima.
Capão do Leão 19 de agosto de 2013
SUMÁRIO.
1. Introdução.
2. Classes Socioeconômicas.
3. Métodos de Prevenção.
3.1. Classificação dos métodos contraceptivos.
4. Estupro VS. Aborto.
5. Índices.
6. Bibliografia.
1-INTRODUÇÃO.
A gravidez na adolescência é um fato que já existia na vida de nossos antepassados, pois se casavam cedo e logo construíam uma família, porem veio a dar ênfase esse assunto, nos séculos XX e XXI, por que, nos dias de hoje os valores não são os mesmos, a perspectiva de vida é maior e diferente, também há mais informação sobre métodos anticoncepcionais.
Para ter-se uma noção, em 1990 o índice de gravidez na adolescência era de 10%, já em 2000 aumentou para 18% de mulheres que engravidaram na faixa etária de 12 a 19 anos.
2- CLASSES SOCIOECONOMICAS.
Todos sabem que a vida financeira interfere em qualquer situação. Há o conceito de que pessoas de maior poder aquisitivo possuem mais e melhores instruções sobre o assunto do que as de menor poder aquisitivo. As pessoas de classes baixas além de não possuírem total conhecimento não buscam informações sobre o assunto, assim, sendo o público mais atingido sobre o tópico gravidez na adolescência. Não que a gravidez na adolescência não aconteça com os mais instruídos. Há gastos nesse processo de gestação, consultas mensais ao médico, saber se está tudo bem com a mãe e com o bebê, pois como são jovens, estão em fase de desenvolvimento e isso pode trazer complicações a ambos.
Isto também influência no fato de aceitação da situação, dar apoio e compreender o adolescente, pois é um choque na vida das pessoas envolvidas, pois não estavam preparados e isso acaba trazendo desavenças e complicações