Trabalho de biofísica
Bioeletrogênese- Uso de um anestésico
Teresina- Piauí
Introdução
Bioeletrogênese é quando a membrana é permeável a vários íons diferentes, o potencial de difusão depende de três fatores: polaridade das cargas elétricas de cada íon, permeabilidade da membrana para cada íon e as concentrações de cada íon no lado externo e interno da membrana.A permeabilidade dos canais de sódio e potássio passa por rápidas alterações durante a transmissão dos impulsos nervosos, enquanto a permeabilidade dos canais de cloreto não tem grandes alterações, ou seja é a capacidade de gerar e alterar a diferença de potencial elétrico através da membrana.
As células geram diferença entre as membranas, e algumas conseguem inverter as cargas para conduzir informação ( neurônios, células musculares esqueléticas, etc) essa transmissão de sinais nervosos só é possível graças ao potencial de ação da membrana que se resume na rápida alteração no seu potencial de repouso.
O potencial de ação pode ser dividido em três estágios: repouso, despolarização e repolarização. Os estágios de despolarização e repolarização são produzidos pelos canais de sódio.No entanto existem substâncias capazes de alterar esses estágios podendo elas ser inibitórias ou excitatorias
Nessa aula prática, realizada no laboratório de biofísica, pode-se observar a ação do tiopental e neostigmina, inibitória e excitatória respectivamente, em camundongos de laboratório, os quais foram descartados após a prática.
Resultado e Discussão (do experimento)
-Tiopental
Usou-se dois camundongos de laboratório, sendo o camundongo I, para controle , e o camundongo II para teste. No camundongo controle foi aplicado 0,3 ml de NaCl 0,9% por via IP, e no camundongo teste foi