trabalho de biofísica
ALISON PINTO DE MELO
GISELLY FERREIRA BARBOSA
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
ORDEM ARANAE
COLORADO DO OESTE
2013
INTRODUÇÃO
O filo Arthopoda constitui o mais numeroso o grupo animal existente na no planeta, onde a cada quatro animais existentes, três são artrópodes. São animais triblásticos, celomados, de simetria bilateral, possuindo característica marcante é a presença de um exoesqueleto quitinoso, que reveste todo seu corpo formado por placas que se articulam, propiciando os movimentos do corpo e de seus apêndices como as pernas. Por ser uma estrutura rígida, o exoesqueleto atua como proteção e suporte do corpo. Estes mudam o exoesqueleto e crescem durante o período em que o novo recobrimento de quitina ainda permite certa distensão.
Os artrópodes quelicerados são um grupo antigo que inclui euriptérios(seres já extintos), límulos,aranhas, carrapatos e ácaros, escorpiões e aranhas-do-mar. Sua principal característica e de possuírem seis pares de apêndices que, sendo dessa forma incluem um par de quelíceras, um par de pedipalpos e quatro pares de apêndices locomotoras(pernas). São seres que não possuem mandíbulas nem antenas, onde a maioria dos quelicerados suga alimento líquidos das presas capturadas.
A classe arachnida abrange as aranhas, os ácaros,os escorpiões e os carrapatos. Seu corpo é dividido em cefalotórax e abdome, onde possuem uma estrutura envolvida com a manipulação de alimento que são as quelíceras. Os aracnídeos também possuem ao redor de sua boca, um par de pedipalpos que pode atuar como órgão sensorial ou órgão de cópula no macho. Na região posterior e ventral do abdome das aranhas existem as fiandeiras, que é uma estrutura associada a glândulas de seda, que produzem os fios de seda com os quais elas tecem suas teias.
Com isso, o principal objetivo dessa aula prática é a observação e a identificação das estruturas externas do cefalotórax e abdome de uma aranha, localizando os