trabalho de bio genética
Ludmila de Caires
Jefferson Lucio
Juliana Fazollo
Bio Genética
Maturidade mental em gêmeos univitelinos
Araçatuba
2013
Maturidade mental em gêmeos univitelinos
Tendo como enfoque a disciplina, Bio genética: consta neste trabalho, orientado pela Professora Mara Lucia, observações a partir da leitura do relato de caso, cuja autora Shlindwein - Zanini R, aborda o tema “Mental maturity in monozygotic twins” (Maturidade mental em gêmeos univitelinos). Realizado como requisito de avaliação do 4 Bimestre do 1º ano do curso de Psicologia.
Trabalho em Grupo
Disciplina: Bio Genética
Orientador: Professora Mara Lucia
Universidade Paulista
UNIP – Araçatuba
Resumo
Partindo da concepção de Shlindwein - Zanini R (2008), os gêmeos despertam curiosidade entre as pessoas, cada região, cultura e religião tem suas teorias sobre os gêmeos.
O trabalho de Pavan refere-se a aspectos psicológicos e neuropsicológicos, pesquisando a relação entre a inteligência e o patrimônio hereditário, comparando dois grupos de gêmeos: 10 pares de gêmeos idênticos (univitelinos) e 13 pares de gêmeos fraternos (bivitelinos). Foi concluído que há uma maior harmonia entre os pares univitelinos do que entre os fraternos, devido a facilidade para criar intimamente situações comuns enquanto que os segundos procuram quase sempre criar situações diferentes.
É necessário salientar porém, que nem os gêmeos univitelinos são idênticos, mesmo considerando uma forma de forma de reprodução assexuada nos mamíferos, com 99,9% das características iguais, ocorrem mutações.
Relato de Caso
Foi aplicado o teste a Escala de Maturidade Mental da Columbia (CMMS), em duas crianças gêmeas univitelinas, do sexo masculino, com 3 anos e 10 meses de idade, frequentadoras da pré-escola, citadas como E e I. Visando avaliar a maturidade mental de gêmeos univitelinos, podemos concluir que ambos os