Trabalho
Conselho Consultivo das
Academias Europeias de Ciências
Para mais informação: secretariat@easac.eu www.easac.eu
ea sac
Biologia Sintética: Uma Introdução
Prefácio
O Conselho Consultivo das Academias Europeias de
Ciências (EASAC) é constituído por representantes das
Academias de Ciências dos Estados Membros da União
Europeia. Como tal, promove a colaboração entre as
Academias, oferece uma voz colectiva à Ciência Europeia, providenciando aconselhamento aos decisores políticos europeus.
Atento à necessidade de capitalizar sobre inovações emergentes e consciente do potencial científico e comercial da Biologia sintética, a EASAC reuniu um grupo de trabalho constituído por especialistas independentes nesta área. Constituído por elementos da UE e presidido pelo Presidente Volker ter Meulen, elaborou um documento intitulado: Sobre o Potencial Europeu em
Biologia Sintética: Oportunidades Científicas e Boa
Governança. Desenhado em parte sobre trabalho prévio publicado por Academias individuais, este documento revê o estado da arte da Biologia sintética e sugere como e porquê os Países da UE podem e devem contribuir para o seu desenvolvimento futuro. Está disponível na página de internet da EASAC.
Este documento – um sumário do documento completo da EASAC – oferece aos leitores uma descrição não técnica do seu principal conteúdo e conclusões.
Biologia Sintética: Uma introdução | Janeiro 2011 | 1
Introdução
Avanços na criação de vida artificial anunciados pelos cientistas
BBC News, 2010
Laboratório “Frankenstein” cria vida num tubo de ensaio
Daily Express (Londres), 2010
Cientistas acusados de brincar a Deus, após criarem vida artificial desenhando micróbios totalmente novos – mas pode isto acabar com a humanidade?
Daily Mail (Londres), 2010
Na última década, muitas descobertas da biologia despertaram não só o interesse do público mas também, suspeitas, hostilidade e, ocasionalmente, alarme. Em alguns casos – por ex. a fertilização in vitro