Trabalho de auditorias
Nomes: Carolina Gregio Émerson Luiz Reichert Maria Isabel Moura Monaliza Smaniotto
TEXTO: AUDITORIAS AMBIENTAIS
1. Por que as auditorias ambientais são consideradas instrumentos de múltiplos propósitos?
Inicialmente, as auditorias ambientais buscavam basicamente assegurar a adequação das empresas às Leis ambientais dentro de uma postura defensiva. Procuravam identificar possíveis problemas relacionados com multas, indenizações e outras penalidades ou restrições contidas nas diversas Leis federais, estaduais e locais. Com o passar do tempo, novas considerações foram sendo acrescentadas e, com isso, a Auditoria Ambiental tornou-se bastante elástica, significando uma diversidade de atividades de caráter analítico voltada para identificar, averiguar e apurar fatos e problemas de caráter ambiental de qualquer magnitude e com diferentes finalidades, por esta razão é considerada como instrumento de múltiplos propósitos.
2. Explique os três diferentes tipos de auditorias do SGA.
- Auditoria interna ou de primeira parte: é conduzida pela própria organização ou por profissionais contratados pela mesma, afim de uma auto-avaliação do SGA para propósitos internos; sendo conduzida de modo recomendado pelo documento normativo, fornece informações para efeito de emitir ou não uma autodeclaração de conformidade com os requisitos do sistema.
- Auditoria externa de segunda parte: ocorre quando uma organização cliente, ou alguém em nome dela, audita o SGA da organização fornecedora para atestar sua conformidade com os requisitos da norma e sua eficácia para promover melhorias no desempenho ambiental.
- Auditoria externa de terceira parte: Conduzida por organizações externas independentes, fornecendo certificados ou registros de conformidade com requisitos constantes em documentos normativos, como os das normas ISO 9001 e ISO 14001. 3. Como você explicaria o processo de “evolução natural” dos