Artigo - coca cola
ALVES, Larissa¹
ANDRADE, Gilson
ABSTRACT
Parallel to the industrial revolution, appears clearly to mass culture and its products. This aims only to reach the market, impregnating fetishes in their products so that consumption will increase even more. Coca-Cola is an example of a product of mass culture and is related to the aspects mentioned above and the resulting information in this article.
KEYWORDS: Coca-Cola, the Cultural Industry, Disposal, Fetish, Media
RESUMO
Paralela a revolução industrial, surge claramente à cultura de massa e os seus produtos. Ao qual tem como objetivo apenas atingir o mercado, impregnando fetiches nos seus produtos para que o consumo aumente cada vez mais. A Coca-Cola é um exemplo de produto de massa cultural e esta relacionada com os aspectos citados acima e as decorrentes informações presentes neste artigo.
PALAVRAS CHAVE : Coca- Cola, Indústria Cultural, Alienação, Fetiche, Meios de comunicação
¬¬¬¬
_________________________________
¹ Artigo para fins avaliativos da disciplina Sociologia, instituição SESI SENAI/EBEP, produzido sob a leitura e analise do livro COELHO.Teixeira. O que é Industria Cultural. Sob orientação do professor Gilson Andrade.
Introdução
Coca-Cola é a marca de um refrigerante com sabor de noz-de-cola e pertencente à The Coca-Cola Company, empresa que comercializa seus produtos em mais de 200 países. O nome coca-cola é porque, ela era fabricada originalmente com folhas de coca e com a noz-de-cola, por isso recebeu esse nome, e atualmente, a empresa já não fabrica mais com as folhas de coca. A Coca-Cola surgiu através de um farmacêutico chamado John Pemberton na cidade de Atlanta, logo após a Guerra Civil americana. Ele havia acabado de participar da guerra e estava disposto a mudar de vida, em busca de uma nova clientela que comprasse suas ideias e medicamentos.
Desde a sua fundação, a Coca Cola passou por diversos donos, e a receita ia passando para