trabalho de articulações
SISTEMAÂ Â ARTICULAR
Articulações ou junturas são as uniões funcionais entre os diferentes ossos do esqueleto. São divididas nos seguintes grupos, de acordo com sua estrutura e mobilidade:
Articulações Fibrosas (Sinartroses) ou imóveis;
Articulações CartilagÃneas (Anfiartroses) ou com movimentos limitados;
Articulações Sinoviais (Diartroses) ou articulações de movimentos amplos.
Articulações Fibrosas
(Sinartroses)
Articulações CartilagÃneas
(Anfiartroses)
Articulações Sinoviais
(Diartroses)
ARTICULAÃÃESÂ Â FIBROSASÂ Â (SINARTROSES)
As articulações fibrosas incluem todas as articulações onde as superfÃcies dos ossos estão quase em contato direto, como nas articulações entre os ossos do crânio (exceto a ATM). Há três tipos principais de articulações fibrosas:
Suturas
Sindesmoses
Gonfoses
Suturas
Nas suturas as extremidades dos ossos têm interdigitações ou sulcos, que os mantêm Ãntima e firmemente unidos. Conseqüentemente, as fibras de conexão são muito curtas preenchendo uma pequena fenda entre os ossos. Este tipo de articulação é encontrado somente entre os ossos planos do crânio. Na maturidade, as fibras da sutura começam a ser substituÃdas completamente, os de ambos os lados da sutura tornam-se firmemente unidos/fundidos. Esta condição é chamada de sinostose.
Exemplo de Sutura Craniana
Exemplo de Sinostose (Sacro)
Suturas Cranianas
ARTICULAÃÃESÂ Â CARTILAGÃNEASÂ Â (ANFIARTROSES)
Nas articulações cartilaginosas, os ossos são unidos por cartilagem pelo fato de pequenos movimentos serem possÃveis nestas articulações, elas também são chamadas deanfiartroses. Existem dois tipos de articulações cartilagÃneas:
Sincondroses
SÃnfises
Sincondroses
Os ossos de uma articulação do tipo sincondrose estão unidos por uma cartilagem hialina. Muitas sincondroses são articulações temporárias, com a