Projeto de filme na escola
JUSTIFICATIVAS:
A escola tem como princípio de formação as ideias do ser humano, para que ele possa obter um conjunto de informações, conhecimentos, convicções filosóficas, histórias, geográficas, religiosas, jurídicas, sócias ou políticas.
A necessidade de dialogar, discutir faz necessário para construir uma cidadania participativa, consciente e critica. Neste projeto faz necessário repensar o ambiente escolar criando maior diálogo do seu conteúdo com as novas linguagens da sociedade em que vivemos.
Levando o cinema para a escola pretendemos criar condições para o desenvolvimento do pensamento critico, o entendimento acerca das diferenças e através da nossa cultura retratada nas telas propõe aos jovens que fortaleçam noções de cidadania e identidade.
Cada filme apresentado no projeto tem sessões especiais com debate após o filme, retratando diversos assuntos de cidadania, valores, extinção, discriminação e outros.
O FILME:
Durante a 2ª Guerra Mundial, Bruno, de apenas 8 anos, é obrigado a se mudar de
Berlim para o local de trabalho de seu pai, um oficial nazista. Assim, a família vai para uma área isolada, cujo único vizinho é um campo de concentração. Bruno não tem amigos nem o que fazer ou com quem brincar em seu novo lar.
Resolve explorar a região até, sem saber do que se trata dar de cara com a cerca eletrificada do campo. Do outro lado, preso, está o garoto Shmuel, da mesma idade de Bruno, e que veste um estranho pijama listrado.
Bruno passa a visitá-lo constantemente e entre os dois surge uma grande amizade
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: Conteúdo interdisciplinar de tema transversal
OBJETIVOS:
Promover a exibição, seguida de debate e relatório do “O menino do pijama listrado”;
Despertar nos alunos reflexões sobre temas como preconceito, diversidade étnica, fidelidade e compreensão de que apesar de errarmos temos a chance de nos redimir;
Estimular leitura crítica dos meios audiovisuais