Trabalho de artes
ESCOLA:
SERIE:
TURMA:
PROFESSORA(A):
DISCIPLINA:
Sertanejo universitário é um estilo musical que provém de uma mistura da música sertaneja, do segmento freestyle do funk cariocacom toques e batidas provenientes do arrocha. É considerado o terceiro segmento na evolução da música sertaneja, estando atrás do sertanejo dito raiz e do sertanejo romântico, muito popular entre as décadas de 1980 e 1990 . Canções simples predominam nesse estilo, e por conta dos cantores do gênero serem em sua maioria jovens é considerado "universitário" .Em vez dos tradicionais acordeões e violões, sintetizadores e guitarras elétricas começaram a ser usadas com mais frequência nesse estilo de música. Esta variação se diferencia do sertanejo por ter mais elementos do pop, e linguagem informal.
Origem
O estilo teria surgido em meados da década de 2000 através da experiência de cantores sertanejos na fusão do ritmo dito tradicional com outros elementos musicais. Uma das primeiras duplas a desenvolver o estilo terá sido João Bosco e Vinícius. A projeção a nível nacional chegaria em 2005, quando o sucesso da faixa Leilão, da dupla: César Menotti e Fabiano.
História
A interação entre o interior e a metrópole no âmbito acadêmico contribuiu para o surgimento do estilo próprio. Tendo as violas e violões se disseminado nos campus e repúblicas estudantis, a velha música sertaneja acabou por associar ao violão e à viola instrumentos modernos como guitarras, baixos, bateria, metais e instrumentos de percussão .
O resultado inicial foi uma nova roupagem das antigas e clássicas raízes sertanejas que com o avançar dos anos foram se distanciando dos estilos percussores e adquirindo identidade própria. Neste cenário novo as influências musicais dos jovens do interior também foi gradativamente se misturando com outros estilos, em especial o pop, o arrocha e o funk carioca , estilos geralmente predominantes nas festas promovidas pelos jovens acadêmicos.
Embalado pelo grande