Trabalho de artes
De Hélio Oiticica
1- Conceito Durante a ditadura militar, esta foi a saída encontrada por Oiticica para que as pessoas tomassem consciência, num trajeto não convencional: através das sensações corpóreas o indivíduo toma consciência de si corporalmente; depois disso, toma consciência de si enquanto indivíduo; em seguida percebe seu lugar na sociedade e assim tomará partido.
2- Análise da obra A obra Penetrável Filtro foi feita por Hélio Oiticica, em 1972. Ele fala sobre um espaço em forma de labirinto no qual o espectador entra e, nele, passa por experiências sensoriais referentes ao tato, olfato, audição, e até paladar, além da experiência visual. Não é uma obra de arte para ser apenas observada, sua proposta é ser vivenciada. Foi produzida com placas de madeira em cores quentes (amelo e laranja) e frias (verde e azul). A fase da obra é sensorial.
3- Elementos formais
Na obra foi utilizada o método de incubação (desenhar sombras usando uma série de linhas paralelas posicionado em conjunto). As formas são geométricas, pois tem ângulos retos e linha retas; o valor da obra é expressiva, pois usa o valor para transmitir emoções; textura é real (textura que realmente pode ser sentida); há o predomínio das cores primárias e secundárias. Como essa obra de arte é tridimensional, então automaticamente o espaço ocupado é positivo (sem espaços vazios).
4- Elementos intelectuais
A transparência é um recurso muito utilizado para iluminar cores frias e sombreadas. No Penetrável intitulado Filtro, são usados plásticos coloridos e transparentes. Como está montado em um ambiente fechado, é a própria iluminação local que destaca as cores. O verde ganha um tom vibrante e a transparência usada no amarelo torna- o ainda mais forte, e chega, em alguns trechos, a ofuscar os olhos. Essa obra não possui ritmo, pois a sequência de elementos não são iguais. A opção por idealizar os Penetráveis como formas labirínticas –