Resenha artigo Isto arte
Resenhado por Oséias da Silva Martins1 Uab - UnB
Isto é arte é o tema do artigo escrito por Fernando A. Azevedo, que apresenta conceitos de vários autores sobre arte. Celso Favaretto, um dos teóricos citados pelo autor, chama a atenção ao incluir a obra de arte dentro do conjunto das obras que fazem parte da cultura do indivíduo cotidianamente, sendo arte todos os objetos que estão a sua volta.
Para muitos a arte é vista como o "belo", mas nem sempre a arte é apenas o que se admira, as coisas mais simples se transformam em arte, ou seja, a arte é uma forma de expressão que o indivíduo faz, por isso Marcel Duchamp deixou muitas pessoas chocadas com a sua obra de arte: sendo um urinol de porcelana branco considerado uma das obras representativas do dadaísmo na França.
Certa vez, em Paris a fonte de urinou estava em exposição no centro Ponpidou e um francês de 77 anos a atacou com um martelo, em seguida o vândalo foi detido e alegou que o ataque com o martelo era um desempenho artístico e que o próprio Marcelo Duchamp teria apreciado tal atitude.
Portanto, a arte é uma das formas de expressar sentimentos carregados de significados que vêm acompanhados de pensamentos, mas respeitando a cultura de cada ser humano, levando-o a despertar o prazer pela arte e a construir argumentos sobre isto é arte.
A arte de argumentar é indicada a todos os profissionais que trabalham na esfera da educação, tais como pedagogos, professores, além da equipe gestora. Por isso, é fundamental levar o aluno a despertar interpretações diferenciadas sobre arte, fazendo mediação entre a arte e seus alunos.