Trabalho De Artes
Professora: Gabi
O Movimento Antropofágico
Introdução
O Movimento Antropofágico, de 1928, liderado por Oswald de Andrade é uma resposta às questões colocadas pela Semana de Arte Moderna de 1922. Para ele, a renovação da arte nasceria a partir da retomada dos valores indígenas, da liberação do instinto e da valorização da inocência.O Movimento Antropofágico é um desdobramento mais radical do Pau Brasil e uma retomada do Movimento Tropicalista, da década de 1960.O objetivo de Oswald de Andrade era a de “uma atitude brasileira de devoração ritual dos valores europeus, a fim de superar a civilização patriarcal e capitalista, com suas normas rígidas no plano social e os seus recalques impostos, no plano psicológico” (Antonio Candido).
Desenvolvimento
Há 81 anos, um grupo de conferencistas abria uma das maiores manifestações culturais da história, a Semana de Arte Moderna, que reuniu artistas, músicos, poetas, escritores e pintores. A semana prometia o novo, algo a ser recebido com uma certa curiosidade e interesse, mas não foi isso que aconteceu. Na noite principal, enquanto Menotti Del Picchia expunha as características e objetivos do movimento, Mário de Andrade recitava a Paulicéia Desvairada sob vaias. Isso aconteceu com quase todos os artistas. Mas esse era o espírito do movimento: o deboche, a ironia, o bom humor, tudo fio condutor por onde os jovens intelectuais paulistas quebravam laços com os movimentos anteriores.
Conclusão
A semana de 22 foi o primeiro passo para a arte brasileira de hoje. Sem a semana de 22, provavelmente nossa produção artística tivesse seguido um rumo diferente, e hoje não conheceríamos a tão cantada Garota de Ipanema.