Trabalho de Artes - Catedral da Sé
A arquitetura gótica caracteriza-se pelos grandes vitrais, sem muito concreto, que transmitem a luminosidade do ambiente e dão a impressão de que as pessoas que entram em suas catedrais estejam mais perto de Deus e perante a grande força do mesmo.
A Catedral da Sé, como conhecemos hoje, foi construída em 1912 e inaugurada em 1954, 700 anos após o início da arquitetura gótica. A catedral gótica foi projetada pelo professor da Escola Politécnica, Maximilian Hehl tem 111m de comprimento, 46m de largura e 65m de altura (exceto as torres). O que mostra suas dimensões, consideradas enormes perto de outras Igrejas de hoje.
A Catedral da Sé apresenta uma grande rosácea, trata-se de uma abertura circular onde um desenho geométrico de bandas de pedra é preenchido com vidro colorido, vitral. As cores são fortes, acentuando o realismo da representação pela combinação de variados tons da mesma cor, transmitindo, através da luz e da cor, o contato com a espiritualidade e a ascensão ao sagrado.
Na mesma, encontramos grandes vitrais, já que sua altura é grande e possui grandes torres, é possível que o mesmo se encontre nela, possui grandes mosaicos muito coloridos e arcos ogivais, que distribuem o peso do teto em várias partes, levados para fora do prédio, que são elementos chaves da arquitetura gótica em suas catedrais após o período românico.