Trabalho De Arte
Animais em Extinção no Brasil
Abril/2015
Natasha Lucinaro Silva n°44
2A5
Animais em extinção no Brasil
O Brasil é o país com maior biodiversidade de espécies no mundo, junto da Indonésia. Nosso país conta com a Amazônia, o Cerrado, o Pantanal, a Caatinga, a Mata Atlântica e os Pampas. Esses seis biomas, tão diferentes, oferecem habitats distintos e permitiram o surgimento de novas espécies durante a evolução.
Com o constante aumento na demanda mundial por matéria prima, alimentos e energia, é inevitável a perda de florestas. Isso causa desaparecimento de espécies, o que é muito preocupante para o ecossistema brasileiro (existem mais de 1000 espécies de animais em risco de extinção no Brasil, segundo o Ministério do Meio Ambiente e o ICMBio). Existem outros responsáveis pelo aumento do processo de extinção, como colecionadores, lojas de animais (pet shops), zoológicos e exploradores. Depois disso a perda do habitat com degradação ambiental, catástrofes naturais, incêndios florestais, extrativismo desordenado, poluição, tráfico de animais (a segunda maior ameaça a fauna silvestre brasileira). O tráfico de animais constitui o terceiro maior comercio ilícito do mundo, perdendo apenas para o tráfico de drogas e armas.
Alguns animais em extinção no Brasil
Onça Pintada - Considerado o maior felino das Américas, esse animal ocorre em quase todos os biomas, com exceção do Pampa. Infelizmente, fazendeiros abatem o felino para proteger seus rebanhos, além disso, sofre com a destruição do seu habitat e sua pele tem grande valor no mercado mundial. Status da espécie: vulnerável.
Lobo-guará - É um animal muito bem adaptado ao Cerrado, mas também é encontrado no Pantanal e nos Pampas. A grande ameaça vem do desmatamento para a criação de plantações de soja. Atropelamento nas estradas e a competição com animais domésticos também causam a diminuição da população. Status da espécie: vulnerável.
Mico-leão-dourado - Seu habitat é a Mata Atlântica,