TRABALHO DE ARTE
NOME: MARINA ALMEIDA N° 26
NOME: MATHEUS TAVARES N° 28
Face Music
Por Ken Rinaldo (EUA, 2011).
Uma série de seis esculturas robóticas compõe peças musicais a partir de imagens faciais dos participantes. Braços robóticos, com micro câmeras de vídeo em suas pontas, movem-se em direção ao calor corporal das pessoas e capturam imagens de seus rostos. Estes instantâneos são processados digitalmente e transformados em sonoridades, que, de forma generativa, evoluem e se transformam em melodias, sons e ritmos. O trabalho de Rinaldo explora novas morfologias da “soft robotics”, um campo emergente, no qual humanos e robôs e elementos robóticos se fundem em novas formas híbridas.
Ken Rinaldo é teórico e artista. Suas instalações multimídia interativas misturam as fronteiras entre o orgânico e o inorgânico. Por mais de duas décadas, vem trabalhando na intersecção da arte e da biologia, em campos como robótica, arte biológica interativa, vida artificial, comunicação interespécies, imagem digital e prototipagem rápida.
The Mimetic Starfish
Por Richard Brown (Inglaterra, 2000-2006).
Ilusão e mimetismo são as marcas da instalação de Brown, que desafia o modo como consideramos o que é e o que não é um ser vivente. Uma estrela-do-mar virtual, “treinada” por tecnologia de redes neurais, tem movimentos orgânicos e transmite uma sensação de vitalidade. O trabalho é caracterizado por um tom provocador e, ao mesmo tempo, lúdico. Um exemplo de vida artificial que engloba os conceitos de magia e tecnologia, arte e ciência, filosofia e cognição.
Richard Brown tem licenciatura em informática e cibernética e um mestrado em belas-artes. Trabalha como artista, inventor e empresário. Suas criações exploram experiências interativas relacionadas à biomimética, usando uma grande variedade de suportes, como o digital, o analógico e o químico.
CONCLUSÃO Quando começamos a pesquisar sobre este trabalho,