Trabalho de Arquitetura de Computadores
CAPITULO 8
ULA
Um dos componentes que tem o papel de executar operações aritméticas e lógicas com os dados informados é chamada de ULA, Unidade Logica Aritmética. Os outros elementos como registradores, memoria, E/S, levam dados para serem processados pela ULA. Capaz de armazenar digito binários e efetuar diversos cálculos e operações, a ULA é baseada em dispositivos lógicos digitais. A ULA se conecta junto ao processador, os dados fornecido a ULA e o resultado são armazenados em registradores, os registradores são de memória temporária dentro do processador, também ela ativa os bits especiais, chamados de flags, que são pra informar o resultado processado de uma operação, por exemplo: quando a operação excede a capacidade de armazenamento do registrador, atribui ao valor de 1 ao bit de overflow.
Números Inteiros
Nos números binários são representados por zero e um, o sinal de subtração e virgula decimal. Mas para armazenar e processar os números no computador, não e possível usar os sinais de menos e virgula, apenas dígitos binários (0 e 1) podem ser usados para representação de números.
Representação sinal-magnitude
Várias convenções alternativas são usadas para representar números inteiros positivos e negativos; todas elas tratam o bit mais significativo da palavra (bit mais à esquerda) com um bit de sinal: se o bit mais à esquerda for 0, o número será positivo; se for 1, o número será negativo. A forma mais simples de representação quem emprega um bit de sinal é a representação sinal-magnitude. Sinal-magnitude
A representação sinal-magnitude apresenta diversas desvantagens. Uma delas é que, para efetuar operações de adição e subtração, é preciso considerar tanto a magnitude quanto o sinal dos dois operandos.
Representação em complemento de dois Assim como a representação sinal-magnitude, a representação em complemento de dois usa o bit mais significativo como bit de sinal, o que torna fácil testar se um número