microbiologia
Microrganismo do ar e ambiente
Introdução
Em praticamente todos os lugares os microrganismos são encontrados, desde o ar, solo e água. São eles vírus, bactérias e fungos. Estes organismos habitam diferentes ecossistemas e fazem parte da microbiota normal do corpo humano, de plantas e animais, podendo estabelecer diferentes relações de mutualismo, parasitismo e comensalismo.
Estes microrganismos podem contaminar água e alimentos, sendo muitos deles patogênicos causando variadas doenças e alguns deles podem causar a deterioração de equipamentos. Cuidados de assepsia devem ser tomados para evitar contaminação. Lavar copos, talheres, toalhas, roupas, as mãos e tomar vacinas são exemplos de cuidados que devem ser tomados. Assim quando os microrganismos encontram condições favoráveis de nutrição, umidade e temperatura nos ambientes eles garantem sua sobrevivência.
A grande maioria dos microrganismos são microscópios, não sendo possível visualiza-los a olho nu, entretanto alguns são visualizados em determinadas fases de crescimento, assim os microrganismos estão do nosso lado durante todo tempo e nós não os vemos. Este trabalho teve como objetivo verificar a existência de microrganismos em diferentes ambientes e superfícies.
Materiais e métodos
O trabalho foi realizado no laboratório de aulas práticas de microbiologia na Universidade Estadual de Feira de Santana. Para a realização do experimento foram utilizados os seguintes materiais:
- placas de petri contendo meio NA ( nutriente Agar)
- caneta de retroprojetor
- gel antisséptico
- SWAB ( estéril)
- tubos contendo 10 ml de água destilada
- antisséptico bucal
Foram utilizadas cinco placas contento meio de cultura (nutriente Agar).
Primeira placa- passou-se a língua no meio de cultura sem utilizar o antisséptico bucal;
Segunda placa- fez-se o bochecho com antisséptico bucal por um minuto e em