Trabalho de arq des com
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE RIBEIRÃO PRETO
TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
MONOGRAFIA
FLIP-FLOPS “JK” E “D”
AUTOR: ANTONIO CARLOS ORTIZ DE GODOY
ORIENTADOR: PROF. CARLOS DANILO GAIOLI EUZEBIO
RIBEIRÃO PRETO
2015
ANTONIO CARLOS ORTIZ DE GODOY
FLIP-FLOPS “JK” E “D”
Monografia apresentada à Faculdade de Tecnologia de Ribeirão Preto, como parte dos requisitos para a obtenção do título de Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Orientador: Prof. Carlos Danilo G. Euzebio
Ribeirão Preto
2015
O. GODOY, A.C. Flip-Flops “JK” e “D”. Trabalho de Graduação (Monografia). Centro Estadual de Educação Tecnológica “Paula Souza”. Faculdade de Tecnologia de Ribeirão Preto. Número total de páginas p. Ano.
RESUMO
Objetivo: Apresentar o funcionamento dos Flip-Flops dos tipos JK e D. Pesquisados em bibliogafia específica de Sistemas Lógicos. Os resultados obtidos foram animadores pois existe amplo campo de pesquisa em artigos publicados,livros e Sites na Internet com excelente material. Foi comcluido neste trabalho que os Flip-Flops do tipo JK e D são os principais elementos para a elaboração de memórias eletrônicas.
Palavras-chave: Flip-Flops., Preset. Edge-triggered. Mestre-escravo.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Junto com o conceito do que são Flip-Flops, temos que também ter em mente o conceito de lógica seqüencial. De maneira simples, porém clara, circuitos seqüências são aqueles que tem as saídas dependentes das variáveis de entrada e/ou de seus estados anteriores que permanecem armazenados e que operam sob o comando de uma seqüência de pulsos (clocks). Voltando aos Flip-Flops, temos em seu circuito suas variáveis de entrada, uma entrada para o clock e duas saídas, normalmente denominadas com Q e Q’.
Quando falamos de clocks e circuitos seqüências, temos que entender apenas um conceito muito simples, que as