Trabalho Arq
Em 1955 iniciou-se no Uruguai uma crise econômica que afetou também as instituições políticas. Durante a década de 1960 houve um processo de declínio social e econômico com um notável aumento dos conflitos, que incluiu a luta armada através da "guerra de guerrilhas", protagonizada por grupos extremistas, entre os quais se destacou o "Movimento de Libertação Nacional". Também contribuíram para tais conflitos, a disseminação de idéias por outras organizações como a "Convenção Nacional de Trabalhadores" e grupos de extrema direita como o "Esquadrão da morte" e a "Juventude Uruguaia de Pie". As Forças Armadas foram assumindo uma crescente influência política, até que finalmente, com o apoio do então presidente uruguaio, Juan María Bordaberry, deram um golpe de estado.
O discurso feito por Bordaberry em 27 de junho de 1973 através do rádio e televisão é um marco do início da ditadura no país. Neste dia, o presidente Juan María Bordaberry com o apoio das Forças Armadas, fechou o Senado e a Câmara de deputados e indicou a criação de um Conselho de Estado para substituir as funções legislativas, alegando ter como objetivo projetar uma reforma constitucional que reafirme os princípios republicanos-democráticos.
Entre 27 de junho de 1973 até 28 de fevereiro de 1985, o Uruguai enfrentou uma ditadura civil-militar. Foi um período durante o qual este país foi regido por um governo civil-militar não constitucional, surgido através do golpe de estado. Este período foi marcado pela proibição dos partidos políticos, da ilegalização dos sindicatos e perseguição, tortura e execução de opositores ao regime.
Localização da Obra
La Villa del Cerro, ou coloquialmente, "Cerro" são os nomes pelos quais se refere a um bairro da cidade de Montevideo , criada em 1834 como uma cidade independente na capital uruguaia, e projetado para acomodar a milhares de imigrantes que chegaram ao Uruguai em sucessivas ondas de imigração, que durou